Normas de utilização

 Regras de utilização do Citômetro BD FACSVerse

 

Os pesquisadores (orientadores) que desejarem utilizar o citômetro deverão submeter um resumo de seu projeto e um plano de utilização do mesmo, prevendo aproximadamente a frequência de utilização (não excluindo do pesquisador a necessidade de fazer os agendamentos necessários no livro de registros). Uma vez aprovado pelo comitê gestor, uma ficha de cadastro de usuário será entregue para que seja preenchida pelo professor responsável. Todos os usuários devem contribuir com verba para os custos de manutenção preventiva e corretiva do equipamento.

Operação do Citômetro:

A operação do Citômetro deverá ser realizada pelo técnico responsável (Bárbara Andrade). Os usuários devem agendar os horários de utilização. Podem operar também os usuários que receberam o treinamento específico oferecido pela empresa (BD) ou, pessoas treinadas por elas, desde que estejam habilitados a operar o equipamento e que obtenham a autorização do comitê gestor.

O usuário deverá anotar em um caderno, que ficará ao lado do citômetro, seu nome, a data, o tempo de uso e qualquer intercorrência que aconteça.

Haverá prioridade na marcação dos horários para os pesquisadores participantes do projeto, que poderão efetuar a marcação com um mês de antecedência. Outros pesquisadores interessados em utilizar o equipamento poderão marcar com uma semana de antecedência e a primeira solicitação deverá ser feita a um dos membros do comitê gestor.

 

Horários de utilização:

– Os usuários devem agendar os horários com o técnico responsável, através de uma agenda eletrônica com no mínimo 24 horas de antecedência .

– Os horários disponíveis são: segunda e terça-feira das 8h às 15h.

– Apenas 2 usuários poderão agendar a utilização do equipamento em um mesmo dia

– Os horários para as análises no computador também devem ser agendadas, e poderão ser marcados fora dos horários acima. A prioridade será dada para o experimento.

– Se o usuário não puder comparecer no dia marcado para a realização do experimento e/ou das análises, deverá avisar com antecedência. Caso esse aviso não aconteça, após 15 minutos do horário agendado, outro usuário poderá utilizar o equipamento.

Manutenção Preventiva: A empresa BD orientou a realização de uma limpeza mensal no citômetro e a troca do filtro a cada 3 meses de uso,ações que serão realizadas pelo técnico do equipamento. O custo da manutenção preventiva será dividido entre os usuários.

 

Consumíveis:

– Cada usuário deve trazer os consumíveis que serão utilizados durante o experimento. São eles: as beads de calibração e a salina. A empresa só recomenda o uso da salina – BD FACSFlowTM – Advia 70 – Hemoton SPEC; e as beads de calibração são: CS&T beads, BD Biosciences, cód.: 650621

– O técnico do Citômetro vai monitorar o nível de salina e avisar ao comitê gestor para que haja tempo hábil para avisar aos usuários da necessidade da reposição.

– A salina é utilizada durante e após o procedimento de aquisição e também para a limpeza mensal do equipamento.

Manutenção corretiva: Todos os usuários devem contribuir com os custos de uma possível manutenção corretiva.

OBS: Usuários não regulares autorizados pelo Comitê Gestor também devem contribuir com um valor a ser estipulado pelo Comitê Gestor para os custos de manutenção e reposição de solução salina. E devem trazer suas beads de calibração no momento do experimento. Os pesquisadores, neste caso, deverão submeter um plano de utilização do mesmo, prevendo quantos dias e horas serão necessários/ semana e por quantos meses (previsão máxima de três meses), não excluindo do pesquisador a necessidade de fazer os agendamentos necessários no livro de registros). O Comitê estipularão valor que o pesquisador deverá contribuir para a aquisição de consumíveis e na manutenção do equipamento, calculado de forma proporcional à utilização do mesmo.

 

Skip to content